sábado, 5 de outubro de 2013

Morro do Leme : PACIFICAÇÃO DO BEM


                                                               Jéssica Rosa 
                     E-mail: jessicarosa0911@yahoo.com.br


Pacificada desde 2009 , o morro do Leme tem história para contar , suas origens passa 
de geração em geração , depois de pacificada os moradores sentiram aquela diferença de liberdade com que fez a produzir mais pela sua comunidade .                                                                                       
Um dos moradores nos conta como foi essa historia significa muito , Seu Cacau descreve isso em poucas palavras ,

Jessica Rosa : A palavra FAVELA , qual é a definição que você acha para o seu ego ?
Cacau : A favela pra mim , ela a favela ela existiu , existiu FAVELA , hoje com as coisas mais modernas se chama comunidade e nós ... isso eu falo porque eu vivi , eu conheço o que que era favela . Hoje não .. Hoje eu vejo .. gosto das reportagens que as pessoas fazem porque se isso começasse lá de trás seria melhor porque ai ia ter um acompanhamento de favela para comunidade , como surgiu . 
JR  : Todo um processo ? 
C : Processo de favela para comunidade , mas muitas pessoas ainda catam é o mesmo dizer que á um preconceito ai , mas é ... nós não queremos chegar á sociaedade assim como nego social , de favela nós chegamos a comunidade e a gente quer ficar no topo também de favela para comunidade e eu acho que é por ai 
JR : E sobre a pacificação , anti pacificação , pós pacificação ? O que o Sr. acha sobre subir e ajudar a comunidade 
C: Esse foi um processo que eu na minha parte eu gostei e pra essa geração de agora , não a minha ... a minha foi aquele ''CAÔ'' e é té melhor dizendo assim porque nós tivemos momentos dificeis , eu acho que se não á essa intervenção eu não sei como estaria isso , não só para essa comunidade para as outras comunidade também . É ... foi fundamental essa UPP aparecer , foi uma salvação .. sei lá , porque nós estavamos entregue nas mãos de Deus e Deus nos protegendo no céu e aqui em baixo '' aquilo '' né que não precisa nem falar o que que é , mas ela veio de mão beijada essa pacificação porque eu acho que numa comunidade estaria que nem um país lá fora que é uma praça de guerra onde ninguem estaria se entendendo , eu acho que a criminalidade ia ser mais forte ainda , então foi uma injeção que deram para anular esse caos que fizeram na nossa comunidade .. Mas foi bom , hoje temos a presença do Secretário Mariano Beltrame e nós tivemos uma visita dele e foi muito bom pra dá espaço pra eles verem  como é . 
JR : Dá espaço para tirar o Preconceito né ? 
C: Claro , esse preconceito desse negocio de favela , comunidade e eu não sei se é uma camuflagem mas .. que melhorou , melhorou não tenho essa duvida que melhorou muito . 


Seu Cacau , Morador nascido e criado no morro .... E como ele diz : '' COM MUITO ORGULHO ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário