sábado, 5 de outubro de 2013

A voz do morador: Ladeira dos Tabajaras


                                                                                                 Joyce Nogueira 
                                                                        E-mail: nogueirajoy@hotmail.com                

  Pacificada desde 2009, a Ladeira dos Tabajaras esta localizada em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Os moradores da região sofreram com o tráfico de drogas e com uma facção criminosa comandando a localidade por quase 30 anos. Mas será que com a Unidade de Polícia Pacificadora, UPP, a vida realmente mudou para os habitantes?

                         Segundo Andreia Ramos, residente da região, existe apenas pontos positivos com a pacificação como a diminuição da violência e estabilização da ordem. “Muita coisa mudou. A nossa vontade passou a ser ouvida através de convenções e reuniões organizadas pela associação dos moradores. Nelas decidimos sobre o preço e as regras do transporte interno.”
Antes da pacificação, de acordo com Ramos, o tráfico era visível e os criminosos andavam com as armas a mostra para intimidar. Ela lembra ainda que o confronto entre policias e infratores era frequente. A moradora comentou que antes da pacificação não podia chegar tarde em casa e que reinava na localidade a lei do cego, surdo e mudo. “A lei era imposta pelos traficantes e pelos bandidos.”

                                A jovem diz que morar na comunidade atualmente é tranquilo e que a pacificação trouxe o turismo para a localidade. Ela comenta que eventos são realizados e atraem pessoas de todos os lugares. Andreia já sofreu preconceito por habitar na Ladeira dos Tabajaras e acredita que o preconceito vai continuar existindo apesar da pacificação.

- Ainda acontecem coisas que a mídia não divulga como venda de drogas,  mas isso é um problema geral. Existe venda de drogas tanto na Ladeira como em bairros considerados de classe alta. Eu indico a comunidade como um lugar tranquilo para morar e visitar. – diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário